Sobre o Remo

O remo é uma atividade universal, praticada desde os primórdios da história humana. Por séculos foi o meio mais comum de transporte sobre a água, o homem contava apenas com a própria força e um objeto para se locomover: o remo. Com o advento da vela e, após, do motor a vapor, que impulsionaram as embarcações pelas águas. Hoje o remo é, sobretudo, uma forma de esporte e recreação. 

Há relatos que barqueiros do Nilo, no Egito Antigo, remavam pela honra de poder participar das nobres procissões funerárias dos faraós. O remo competitivo entre equipes organizadas é um dos mais antigos e tradicionais esportes. As primeiras competições que se tem notícia ocorreram no século XI, ainda em caráter festivo.

Em 1300, surgiu o termo regata, em Veneza, já tradicional pela disputa nas águas. Os venezianos também foram os responsáveis pela criação das provas com timoneiros. 

No estilo amistoso, de caráter festivo, ocorreu um evento, em 1715, na Inglaterra, entre as pontes de Londres e Chelsea, no rio Tâmisa. O objetivo do organizador Thomas Dogget, um famoso ator da época, foi celebrar o primeiro aniversário do coração do rei Jorge. Participaram apenas a burguesia. 

Depois, o remo só foi passar por mudanças significativas no fim do século XVIII, com o surgimento das regras que regem o esporte. Assim, em 1775 ocorreram as primeiras regatas oficiais. 

A evolução dos barcos e dos próprios remos começou a fazer a diferença logo depois. Com barcos adaptados para a competição, surgiu em 1829 o tradicional desafio entre as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, que até hoje é disputado, vindo por volta de 1870, se tornar um esporte muito popular nos EUA, tendo significativos prêmios em dinheiro pagos aos vencedores das competições. 

Por volta de 1892, com a criação da Federação Internacional de Remo, a modalidade deu um passo fundamental para entrar no programa olímpico, estreando em Paris-1900 para nunca mais sair.

Não é sem razão que o Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos modernos, classificou o remo como "o mais belo dos esportes".

Snapshot, Waterford Regatta, July 1901 

Yale Crew 1922 

1978 NSW Champion Women's Four 


Fonte: YouTube. Almanaque do Remo. FRERJ - Federação de Remo do Rio de Janeiro. Vídeo (26min09ss). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=hpiLUwKO5GA&feature=youtu.be. Acesso em: 13 set. 2016

 Manual desenvolvido pela Confederação Brasileira de Remo para auxiliar os instrutores e os iniciantes do esporte no país. Fonte: Remo Brasil - Confederação Brasileira de Remo, Guia de Remo - Manual para Iniciantes, 1º ed., Rio de Janeiro, jul. 2015. Disponível: https://issuu.com/remobrasil/docs/guia-remo-iniciantes Acesso em: 13 set. 2016